Futebol Cabeça
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

Dossiê Brasilis

Marcadores:
Por Will Carvalho

Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Fluminense, Santos e Palmeiras entregaram, esta semana, um dossiê à CBF, reivindicando que os títulos da Taça Brasil(de 1959 a 1968) e da Taça de Prata (de 1967 a 1970) sejam considerados também, títulos brasileiros.

Sinceramente, acredito que reclamar estes títulos é um direito legitimo, afinal de contas, foram times fantásticos, muito provavelmente, os melhores times do Brasil na época.

Nesse meio estão, o Santos de Pelé, o Palmeiras de Djalma Santos, o Botafogo de Garrincha, o Cruzeiro de Tostão... enfim, times importantes, e títulos importantes, mas penso que dois pontos devem ser considerados.

Primeiro:

Para que isso tudo se transforme em mais uma briga sem nexo da cartolagem, é um pulo. Dirigentes do Santos e do Palmeiras reclamam da exposição que se dá ao São Paulo atualmente, como o maior campeão brasileiro, e que os maiores campeões, por direito, são na verdade, Palmeiras e Santos (se os títulos da Taça Brasil e da Taça de Prata forem aceitos, os dois times paulistas teriam oito canecos, cada um). Já o Seu Juvenal Juvêncio, apelaria, dizendo que Palmeiras e Santos querem passar São Paulo e Flamengo na base do tapetão ..... Enfim, isso não é importante, e deve ser deixado de lado.

Segundo:

A Taça de Prata é filha, ou embrião, do atual campeonato Brasileiro, que só passou a existir com esse nome, a partir de 1971, quando o Galo Mineiro sagrou-se campeão.

Já a Taça Brasil, é embrião da atual Copa do Brasil, que passou a ser disputada, a partir de 1989.

A Taça de Prata, que foi disputada entre os anos de 1967 e 1970, tinha regulamento, tabela, adversários se cruzando, ou seja, era um campeonato brasileiro. Dessa forma, seria justo que a CBF considerasse os campeões desses quatro anos (Santos, Fluminense e Palmeiras, duas vezes), como legítimos campeões nacionais.

Já a Taça Brasil, era disputada por equipes de todo o país, sempre em jogos eliminatórios, ou seja, a cópia da Copa do Brasil. Sendo assim, acredito que os campeões da Taça Brasil, que foi disputada entre os anos de 1959 e 1968, sejam considerados também, campeões da Copa do Brasil.

Seria uma unificação justa, sem prejuízo para nem um Clube e com considerável enriquecimento histórico ao futebol brasileiro.


2 comentários:

é isso aí. O Bahia é bicampeão brasileiroooooooo


Que nada... o Brasileiro começou em 71...


Postar um comentário

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

Visitantes

Pesquisar Neste Blog

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

Visitantes

Compare Produtos, Lojas e Preços

Seguidores

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Fale com Eudes Sampaio em tempo Real

Fale com Will Carvalho em tempo Real

Últimos Comentários

Todos os Post